sábado, 9 de julho de 2011

Para refletir - o papel de cada filho na constelação familiar


Como eu havia prometido, voltei para falar de um livrinho que apresenta em seu texto uma discussão bastante interessante – eu adoro, tive a oportunidade de estudá-lo na ocasião da minha pós-graduação, ele se chama "Irmãos e Irmãs", de Karl König (Editora Antroposófica, 1984), ele coloca os irmãos em ordem de nascimento e caracteriza-os basicamente. Logicamente existem variações de acordo com a cultura, vivências etc, mas na grande maioria das pessoas, as características básicas se repetem e podemos identificá-las.

Reproduzo, a seguir, alguns parágrafos, os introdutórios.

IRMÃOS E IRMÃS - Karl König

O primogênito é geralmente muito mais ligado aos seus pais do que os demais irmãos e irmãs. Tenta de maneira especialmente firme aderir ao mundo adulto ou transformar-se a si próprio num pequeno adulto. Demostra mais zelo, perseverança e direção que seus irmãos. Portanto, perde muito cedo o humor despreocupado da infância. Além disso, durante os anos posteriores o primogênito permanece um trabalhador árduo. Tenta acelerar sua carreira e, se possível, alcançar o topo da árvore.

Os segundos filhos são bastante diferentes. Em geral captam as coisas muito mais facilmente e são, por isso, menos rigorosos e esforçados. Tentam fazer o melhor da vida e desfrutar disso tanto quanto possível. Para o segundo filho a vida não é apenas uma tarefa a ser cumprida; é muito mais uma oportunidade para obter alegria, encanto e beleza.

Os terceiros filhos tem ainda um caráter diferente. São em geral os “excêntricos”. Não se misturam facilmente com outros, são contidos, autoconscientes e frequentemente difíceis de lidar. Mas tem outras qualidades. Suas mentes alcançam alturas, e algumas vezes eles são visionários ou líderes.

(KÖNIG, 1984, p.14)


Foi só uma degustação na intenção de tomar a atenção para o fato e identificar as diferenças nas crianças e em nós mesmos, assim como o papel de cada um na família… Pense nisso.

.

2 comentários:

  1. Oi Ediane, que legal encontrar a dica do livrinho na blogosfera. Fiz hj a mesma coisa no meu blog e a convido para dar pitaco na minha pensata, segue link: http://t.co/AT3BRrE3
    Te espero por lá!
    Abraços e inté"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li esse livrinho há muito tempo, cerca de quinze anos ou mais, e sempre leio-o de novo, para avivar os conceitos... gosto muito dos conceitos da antroposofia, principalmente os relacionadas a educação.

      Irei visitar seu blog agorinha!

      Visite meus outros blogs:
      www.arquiartista.blospot.com
      www.entrelinhasetecidos.blospot.com
      www.entreaslinguagensdaarte.blospot.com

      Excluir