quarta-feira, 13 de julho de 2011

Para refletir - criatividade


Nesta semana talvez não tenhamos encontro do Clube, será uma semana de "Construção de Repertório", já falei disso em outro post. Vamos buscar técnicas, materiais e idéias para então projetar.
Isso se dá num Processo Criativo. Reproduzo a seguir, parte de um texto que montei para meus alunos do curso Educação Artística - Licenciatura Plena em Artes Plásticas há alguns anos.
........................................................................................

Processo Criativo

Enfrentar uma tela ou uma folha em branco sempre foi uma tarefa difícil, é neste momento que é preciso de IDÉIAS, e para isso é preciso pensar. O primeiro passo é criar uma atitude crítica em relação à realidade à sua volta, questionando tudo, inclusive você mesmo – como: o que lhe interessa, o que lhe agrada, preocupa, etc., e por quê. A realidade de cada pessoa é moldada pela sua cultura, educação, experiência e personalidade, fazendo a realidade de cada um única.

Não existe uma maneira correta de se expressar, cada um deve estabelecer seus próprios padrões, sendo autêntico, fiel aos seus pensamentos, intuições e emoções, isso não quer dizer que não sofrerão influências, pois o resultado dos pensamentos de hoje, é conseqüência das idéias do passado, numa contínua evolução.

O processo de evolução de uma obra acontece em quatro estágios: concepção (o que se deseja expressar – tema, e os objetivos), materialização (como se deseja expressar – técnica), interpretação (execução do trabalho – caligrafia) e re-interpretação (ato final – quando o observador “lê” sua obra).

O objetivo do artista é estimular o observador, provocar reações.

.....................................................

Pense nisso, talvez suas produções se tornem mais conscientes se vc estiver atenta às etapas de criação.

Bom trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário