Papo Marisa: ontem mesmo eu estava enlouquecida para organizar, na minha cabeça, a mudança da minha mãe, não sabia por onde começar, como planejar, corri feito uma doida, já estava querendo jogar tudo pro alto... daí liguei pra minha irmã e disse a ela que eu precisava de uma luz, que eu não estava conseguindo pensar... foram duas palavras trocadas e pronto, tudo claro, tudo planejado!
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Para refletir - amanhã eu penso nisso...
quarta-feira, 27 de julho de 2011
domingo, 24 de julho de 2011
Amigas!
sábado, 23 de julho de 2011
Encontro do Clube
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Próximo Encontro do Clube
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Amigas - nossos anjos na Terra
- Tudo passa.
- Amanhã é outro dia...
- É a vida... tudo pode acontecer...
- Não se preocupe. Pense nisso amanhã!
- Somos mulheres! Por incrível que pareça, podemos sempre mais, aguentamos sempre mais e PODEMOS nos curar!
- Liga pra mim a hora que quiser.
Canção Da América
Milton Nascimento
Composição: Fernando Brant e Milton NascimentoAmigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Para refletir - Síndrome do Ninho Vazio
O primeiro passo é entender que a síndrome do ninho vazio é algo pontual e que tem hora certa para acabar. "Pode haver uma base depressiva, mas a síndrome ocorre a partir de um evento, como a saída do filho de casa ou até mesmo a morte. E sua duração se estende do momento da separação até a inclusão de uma nova ordem familiar", explica a psicóloga Silvana Martani.
No entanto, de acordo com a também psicóloga Sueli Castillo, se essa tristeza se prolongar e for caracterizada também por uma falta de objetivos, a situação pode se transformar em depressão. Há ainda um agravante para as mulheres já maduras: a menopausa. "O período do climatério, culminando com a menopausa, afeta a mulher. Ela sente-se envelhecida, sua função reprodutora não existe mais, sua auto-estima abaixa, a imagem que vê no espelho não lhe agrada e sente-se muito fragilizada emocionalmente", descreve Sueli.
Características da personalidade também interferem na forma como a separação é encara. "As pessoas dramáticas sofrem mais, como em tudo na vida", afirma Silvana. E, segundo a profissional, ninguém se prepara para uma separação, mesmo que ela seja programada. "Todos sentem, mas quanto melhor tiver sido a elaboração da separação, melhor as pessoas envolvidas vão lidar com a dor", conclui.
A intensidade do sentimento de perda depende ainda de outros fatores, como por exemplo o motivo da saída do filho da casa dos pais. "Se a separação for por bons motivos, como casamento, faculdade ou mesmo para morar sozinho, desde que os pais participem do processo, tudo é mais tranqüilo. Mas se for dolorosa, por causa de brigas ou morte, o sentimento de dor dura mais", explica Silvana.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Para refletir - criatividade
Processo Criativo
Enfrentar uma tela ou uma folha em branco sempre foi uma tarefa difícil, é neste momento que é preciso de IDÉIAS, e para isso é preciso pensar. O primeiro passo é criar uma atitude crítica em relação à realidade à sua volta, questionando tudo, inclusive você mesmo – como: o que lhe interessa, o que lhe agrada, preocupa, etc., e por quê. A realidade de cada pessoa é moldada pela sua cultura, educação, experiência e personalidade, fazendo a realidade de cada um única.
Não existe uma maneira correta de se expressar, cada um deve estabelecer seus próprios padrões, sendo autêntico, fiel aos seus pensamentos, intuições e emoções, isso não quer dizer que não sofrerão influências, pois o resultado dos pensamentos de hoje, é conseqüência das idéias do passado, numa contínua evolução.
O processo de evolução de uma obra acontece em quatro estágios: concepção (o que se deseja expressar – tema, e os objetivos), materialização (como se deseja expressar – técnica), interpretação (execução do trabalho – caligrafia) e re-interpretação (ato final – quando o observador “lê” sua obra).
O objetivo do artista é estimular o observador, provocar reações.
.....................................................
Pense nisso, talvez suas produções se tornem mais conscientes se vc estiver atenta às etapas de criação.
Bom trabalho!
domingo, 10 de julho de 2011
Receitas dos Bolos de Iogurte e de Claras
4 ovos
2 copos de açúcar
1 copo de iogurte natural
½ copo de óleo
1 colher de fermento em pó
Bata tudo no liquidificador menos o fermento em pó, que é colocado por último, untar a forma com manteiga e açúcar cristal, se desejar, canela em pó.
Bolo de Claras
1 xícara de margarina
2 xicaras de açúcar
1 xicara de leite quente
1 colher de baunilha
3 xicaras de trigo
5 claras batidas em neve
1 colher de sopa de fermento
Bata a margarina com o açúcar e um pouquinho de leite pra ajudar a bater. Acrescente o restante. Reserve. Bata as claras em neve bem firme com uma pitada de sal. Depois misture as claras e o fermento com a massa, leve para assar em forno baixo, ligar o forno quando colocar o bolo.
sábado, 9 de julho de 2011
Para refletir - o papel de cada filho na constelação familiar
Como eu havia prometido, voltei para falar de um livrinho que apresenta em seu texto uma discussão bastante interessante – eu adoro, tive a oportunidade de estudá-lo na ocasião da minha pós-graduação, ele se chama "Irmãos e Irmãs", de Karl König (Editora Antroposófica, 1984), ele coloca os irmãos em ordem de nascimento e caracteriza-os basicamente. Logicamente existem variações de acordo com a cultura, vivências etc, mas na grande maioria das pessoas, as características básicas se repetem e podemos identificá-las.
Reproduzo, a seguir, alguns parágrafos, os introdutórios.
O primogênito é geralmente muito mais ligado aos seus pais do que os demais irmãos e irmãs. Tenta de maneira especialmente firme aderir ao mundo adulto ou transformar-se a si próprio num pequeno adulto. Demostra mais zelo, perseverança e direção que seus irmãos. Portanto, perde muito cedo o humor despreocupado da infância. Além disso, durante os anos posteriores o primogênito permanece um trabalhador árduo. Tenta acelerar sua carreira e, se possível, alcançar o topo da árvore.
Os segundos filhos são bastante diferentes. Em geral captam as coisas muito mais facilmente e são, por isso, menos rigorosos e esforçados. Tentam fazer o melhor da vida e desfrutar disso tanto quanto possível. Para o segundo filho a vida não é apenas uma tarefa a ser cumprida; é muito mais uma oportunidade para obter alegria, encanto e beleza.
Os terceiros filhos tem ainda um caráter diferente. São em geral os “excêntricos”. Não se misturam facilmente com outros, são contidos, autoconscientes e frequentemente difíceis de lidar. Mas tem outras qualidades. Suas mentes alcançam alturas, e algumas vezes eles são visionários ou líderes.
(KÖNIG, 1984, p.14)
Foi só uma degustação na intenção de tomar a atenção para o fato e identificar as diferenças nas crianças e em nós mesmos, assim como o papel de cada um na família… Pense nisso.
.