sábado, 28 de maio de 2011

Quinto Encontro das Arteiras


Olá pessoal! Desculpe se alguém veio no blog ontem e só tinha a foto... não dei conta de escrever nada... o cansaço foi demais...

Tivemos o Encontro do Clube (27 de maio de 2011), o Quinto Encontro! No entanto, ontem foi um encontro muito diferente. Nos encontramos na casa da Márcia para terminarmos a "bolsinha" que começamos no outro encontro, a "bolsinha" para carregar nossa tralha para brincar, ou melhor, para costurar! Estou chamando de "bolsinha" porque ela tem uns 50x50 cm aproximadamente, um bando de bolsos dentro, um para cada trequinho que a gente carrega.

Foi uma doideira, a gente sabe que montar uma peça dá trabalho, mas fazer o acabamento... dá é muuuuito mais trabalho. Esse era nosso trabalho nesse encontro, ficamos até muito mais tarde e não terminamos... nem fizemos uma foto nossa, pois estávamos tão acabadas que era capaz de precisar muito photoshop para poder postar!

Faltam os acabamentos finais... o projeto eu que fiz, mas acho que exagerei. Eu adoro bolsa, sempre fiz bolsa, de todo jeito, de todo material e modelo, mas as meninas não, foi a primeira experiência delas, e o projeto estava muito longo, com muitas novidades, tipo colocação de zíper, de bolso, com embutidos, acabamento de viés, e outras coisinhas do tipo... peguei tanto no pé que a Andréia deve estar com "over dose" de mim - Deia! Vamos fazer esse ponto invisível direito! Ainda estou vendo!!!!! - na boa amiga! É que o sangue de prof fala alto! Não consigo ficar sem procurar os probleminhas para melhorar...

Daí vem a história de ser o projeto de uma bolsa, já falei que bolsa mexe com a gente. É feito uma arca dos tesouros, a gente guarda tanta coisa, diz que as pessoas podem mexer nelas, mas se alguém mexe dá aquele friozinho na barriga...

Gosto tanto de bolsa que minha nora me presenteou com um livro que só fala delas... Nuns posts de janeiro do meu blog, dediquei algumas horas a elas. Se quiser ver na íntegra siga o link. Gosto de colocar as bolsas entre Os Delírios Femininos, então, reproduzindo uma parte de um dos posts:


...............


Toda mulher (ou pelo menos a maioria - e eu estou nessa em primeiríssimo lugar) gosta de uma bolsa nova, e se tiver grife melhor ainda... Hoje deparei com uma matéria sobre uma exposição com a história de Louis Vuitton, e logo me lembrei de um trecho de um livro que minha nora me deu.

"Desenhada para viagens transatlânticas, diz que esta primeira bolsa da Louis Vuitton é inspirada nas proporções simples de uma mala de serviço dos correios mexicanos. Pensada para ser pendurada no gancho da porta do camarote, é a precursora da mochila moderna."

"A lona plastificada e estampada com o logotipo de Louis Vuitton é impermeável. Como prova, nos anos 60, o milionário Günther Sachs lançou o seu equipamento de um helicóptero, perto de Saint-Tropez, e a corrente marítima levou-a até aos pés de Brigitte Bardot, chegando com o seu conteúdo totalmente intacto. As malas impressionaram-na tanto que acabou por se casar com ele."

Nas fotos abaixo podemos ver, à esquerda Mala para viagens de barco, Louis Vuitton, 1901, e à direita a mala já modernizada de 2000.

Fonte: JOHNSON, Anna. Malas - o poder de um acessório. Portugal: H. F. Ullmann, 2007.

O livro é incrível, fala da história das bolsas desde a primeira registrada (Mala da Cítia, século V), com muitas ilustrações de bolsas fabulosas.


............



Nossa! Hoje estou me estendendo...

Mas então, ontem foi de-mais! A gente se divertiu muito, não só pela atividade, mais por estarmos juntas, dividindo um momento de criatividade... rimos a valer, certamente rejuvenescemos anos! Tomara!!!!! E ainda, dizem que rir previne as rugas... tudo de bom! A história é que este é nosso momento sagrado, momento que Somos. Somos Integrais. Tem uma ciência, com fundamento alemão, desenvolvida a partir dos estudos e da filosofia de Goethe, formulada por Rudolf Steiner, que coloca como prioridade o Ser Integral, sem fragmentá-lo, e isso em todas as áreas do conhecimento! Por isso esses encontros nos faz tão bem, somos seres integrais, inteiros nesses momentos e voltamos muito melhores para os nossos, porque nos reintegramos naquele momento.

Vamos ver se falamos mais nisso num outro momento...

Bom, como não terminamos, mostramos nossa mesa de trabalho, ficamos "afogadas" em tanta linha e fiapo - delícia!!!!!! Foram duas máquinas trabalhando o dia todo, ferro de passar, muitas agulhas, alfinetes, linhas, cortadores, tesouras etc., sem falar nos celulares e na conversa!!!! Terminaremos em casa, sozinhas...

Junto com tudo isso tivemos o Vi, filhote da Marcia, fofíssimo, lindíssimo, educadíssimo e ainda a supervisão da mami da Marcia, que aqueceu nossa tarde com um cafézito delícia!!! Aliás, a tarde estava friiiia! E dessa vez invadimos a casa e fizemos toda a sujeira na sala!


foto #1 - nossa mesa de trabalho - parece bagunça mais não é. É FESTA!!!!


Foto #2 - esses foram os mimos que fiz para as meninas, gosto muito desse porta retroz de linha para poder levar um trabalhinho na bolsa para a hora de folga... não é fofinho? Super facinho de fazer...


Foto #3 - E, para não perder o costume, o BOLO! Cara... tava é bom! cheio de côco molhadinho... hummmm........


Agora, sobre a receita... vamos esperar a dona Marcia... qualquer dia ela me dá para postar, enquanto isso, vai fazendo outro bolo.

Nosso próximo encontro será daqui a duas semanas, temos compromissos tipo médico, prova etc... (que pena!) Mas tudo bem, a gente sobrevive...

Já pré-planejamos a atividade do próximo encontro - a princípio teremos dois trabalhos, necessaire e xícara porta-chá - mas, daqui a duas semanas... tudo pode acontecer...

Bjim e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário