terça-feira, 31 de maio de 2011

Para refletir - estresse


Já sabemos que nesta semana não teremos reunião do Clube das Arteiras, e não é que já estou sentindo falta? E vocês meninas????

Hoje é o último dia do mês, iniciaremos o último mês do semestre, vamos começar melhores... vamos nos avaliar e zelar por nós mesmas, pela nossa vida, alegria, satisfação, felicidade, saúde e tudo de bom que alguém pode pensar para aquele que mais ama... porque somos assim, desejamos o melhor para todos os que amamos, e a nós mesmas? ... eta coração de mãe!!!

Pensando na fala repetitiva de que o Clube é nossa "válvula de escape" das atribulações do dia a dia, trago uma fonte de reflexão - o estresse.


Você anda estressada(o)?

Comecei a ler um livro hoje sobre o estresse - WEISS, Brian. Eliminando o Estresse - que, já nas primeiras páginas me levou a refletir a respeito de como tenho levado minha vida. A pergunta é: Porque estou deixando que as coisas aconteçam dessa forma?


Então resolvi postar umas frases desse livro:


O estresse parece inevitável e onipresente. As inúmeras fontes potenciais de estresse estão presentes em toda parte, prontas para nos tirar a alegria e prejudicar nossa saúde.

A complexidade da vida moderna aumentou de forma geral os níveis de estresse e tensão…

Não temos como escapar. Não há mais "inter­valo". Nossos sistemas de apoio estão se desgastando e nos sentimos sobrecarregados…

O estresse resulta de nossa reação psicológica e física às mudanças potenciais com que convivemosatualmente. A mente reage com ansiedade, preocupação ou medo. O cor­po reage secretando substâncias químicas e hormônios…

No mundo atual, o estresse causado por relacionamentos, problemas financeiros, tragédias dos noticiários e engarrafa­mentos parece aumentar e diminuir, mas jamais cessar…

A redução do estresse não apenas melhora a qualidade de vida como pode lite­ralmente salvar vidas.

… o estresse aumenta no corpo a secreção de hormônios e substâncias químicas de que normalmente só precisamos em situações de emergência. Durante episódios crônicos de estresse, o ritmo cardíaco se acelera, a pressão arterial pode aumentar a níveis alarmantes e a acidez esto­macal é capaz de corroer o revestimento do trato digestivo. Nós nos sentimos cada vez mais infelizes e desesperan­çados, o que pode evoluir para uma depressão clínica. O sono fica perturbado e não tem efeito recuperador; nós nos sentimos cada vez mais cansados e sem energia. A libido diminui, afetando ainda mais os relacionamentos.

Podemos perder ou ganhar peso, dependendo de como é afetado nosso apetite.

… Os sintomas de estresse crônico podem ser classificados de psicológicos, físicos e comportamentais…

Brian Weiss utiliza toda a sua experiência como médico para oferecer ajuda às pessoas que sofrem os efeitos fí­sicos e psicológicos do estresse. De forma clara e acessí­vel, o autor explica como o estresse se instala em nossa vida e apresenta as últimas descobertas da ciência sobre o mal do século XXI. Aliando o conhecimento e as técnicas da medicina convencional aos princí­pios holí­sticos da medicina alternativa, Brian Weiss nos ensina a cuidar do corpo e da alma de forma conjunta para promovermos uma transformação profunda em nossa saúde. Simples, informativo e extremamente útil, este livro mostra o que devemos fazer para evitar que a tensão e a ansiedade atrapalhem nossas atividades diárias. Além disso, apresenta uma poderosa técnica de relaxamento que nos ajuda a atingir um estado de equilí­brio saudável entre a mente, o corpo e o mundo à nossa volta. (fonte)


Deu para começar a pensar na sua vida e em como a tem levado? Quer ler o livro na íntegra? Você pode ler uma versão digital disponibilizada na net... (link para baixar) - Na capa do livro consta da existência de um CD com os textos, mas esse não achei numa versão digital para baixar, quando achar posto a dica do endereço...

Os acontecimentos geradores são muitos embora muitas vezes possamos achar que são coisas corriqueiras, que sempre passamos por aquilo, mas qualquer dia será a gota que faltava para o copo transbordar...

Reflita! Reviva!

Eu vou tentar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário