sábado, 10 de setembro de 2011

Vintage? Retrô? - e aí?!?!!?

Outro dia discutimos bastante a respeito disso... e hoje, conhecendo uns blogs novos, eis que me deparo com este post sensacional, super direto e elucidativo.

Então, nem precisa dizer que não dá para reescrever... vai na íntegra:


Você sabe a diferença entre Vintage e Retrô?

A todo momento lemos aqui e ali várias coisas sobre esses dois nomes que, sem dúvida, viraram moda. 

Vintage:
Vintage é uma peça que mesmo possuindo várias décadas continua em perfeito estado de conservação. Precisa-se pelo menos de duas décadas para ser dado o nome de vintage.


aqui

aqui

Retrô:
Retrô é um relançamento de uma moda, ou seja uma peça nova com estilo e modelagem que remetem aos anos 60/50/40…
aqui

aqui


Origem do nome vintage:
Vintage é uma palavra emprestada dos vinhedos onde a melhor tradução seria boa safra, algo como um lançamento que tem características especiais e que muitas vezes não era clássico e nem tão antigo assim. Normalmente os vintage são de marcas famosas dos anos 60 e 70…


Origem do nome retrô:
Retrô significa “para trás” ou “dentro após épocas”, a moda retrô em poucas palavras é uma releitura do passado, uma retrospectiva do que já foi visto.
Portanto, se a sua mãe ainda guarda um vestido ou outro acessório de quando ela era mocinha, lá pelos idos de 60 ou 70, e ele ainda está em condições de uso, pode usá-lo sem medo, isso é Vintage.
Agora, se você se identifica com aqueles vestidos de "poás" que a sua avó usava e tem vontade de ter um igual, pode levar o tecido para sua costureira de confiança e pedir para ela fazer o seu, isso é retrô.

Fonte: clique aqui.

Mais explicações, clique aqui.

Fonte do post

Nenhum comentário:

Postar um comentário